A Nostalgia de um lápis

27.1.12


Hoje apeteceu-me regressar aos meus tempos de escola, sentir o conforto do que outrora foi uma vida despreocupada e colorida, mas não me atrevi a sair sem tentar levar-vos comigo, nesta espécie de viagem à infância.

Quem não se lembra dos lápis de carvão da Viarco, alguns que passavam de gerações em gerações, desde os padrões de animais, às fábulas e à tabuada, (que admito muito me me ajudou - D.Luísa, o mérito era do lápis, nem sempre foi meu - risos).

A verdade é que quem frequentou a escola primária, ainda que maioritariamente nos 60 e 70, é muito natural que desde a primeira classe tivesse como companhia os lápis da Viarco, uma marca bem portuguesa, rica em momentos, rica em história.

Tive a sorte que se protelasse pelos meus tempos de tirocínio, e apesar de ter nascido bem mais tarde, ainda fui brindado com aquele conjunto de lápis, um deles até do meu bisavó materno.

Sediada em S. João da Madeira, é a única fábrica deste ramo da Península Ibérica e produz, (pasmem-se), cerca de 6,5 milhões de lápis por ano (Parabéns).

Conscientes de que 'parar é morrer', (e nesta fase mais do que nunca), conseguiram promover um processo de modernização, o que permitiu chegar a novos segmentos de mercado, e foram felizes, sem dúvida, neste processo que aliou a tradição e a inovação.

Uma espécie de reinvenção de novos e arriscados caminhos, não apenas para darem a volta por cima, mas para assegurarem o sucesso de um projecto.

Parei, faz frio, fui beber um chá, e enquanto isso dei comigo a rasurar um bloco de folhas...

Assumo que já fui bom a desenho, quis o passar do tempo que descurasse esta arte, mas ainda guardo, (sim, ainda guardo), parte dos lápis que usava nos meus tempos de escola...



Acho que nem o passar dos tempos, e o investimento das novas tecnologias em tentar que os mais novos desenhassem naquela espécie de livro de colorir digital, conseguiram desvirtuar a tradição do lápis, com, ou sem cor.

Aliás, ainda há bem pouco tempo, em casa da minha amiga Ana, assisti a uma obra, do artista Gabriel, o filho de três anos, no ecrã do que outrora teria sido um televisor e a verdade é que deixou de ser um aparelho tão 'preto', para ficar bem mais ao estilo de uma espécie de pop art, de Andy Warhol (acho que só os teus pais não pensaram assim, risos).

E de facto é vê-lo sorrir, de cada vez que as cores do lápis ganham vida, e as folhas imaculadas aquela espécie de carimbo personalizado.

'Não sei em relação a vocês, mas eu garantidamente preservo nostálgicas recordações dos clássicos lápis de cor da Viarco e das suas belas caixas, que tanto coloriram e a alegraram os meus dias de aventuras ♥'







(Artigo publicado na revista Almanaque do Baú - Edição de Fevereiro de 2012) 

(1ª, 2ª e 4ª Fotografia, autoria de Vanessa Éffe © Casa Ruim)
(3ª Fotografia, autoria de respigadores)

You Might Also Like

6 comentários

  1. Recordar é viver!
    Lembro bem dos lápis e recordo o cheiro também. As minhas filhas, adoravam pintar com os "ditos cujos" à minha beira na mesa da cozinha, enquanto eu preparava a refeição. Nas minhas pausas, dava uma ajuda nos seus desenhos, pois elas não sairam à mãe com algum jeito para as artes. Bem, o que é certo é que uma delas tinha o hábito de deixar os lápis a meio...queria novos! Criavam-se quezílias e discussões entre ambas por causa disso. Um dia, e já muito farta de tanta celeuma quase diária por um motivo tão "mesquinho", tomei uma decisão. A primeira que conseguisse acabar a caixa dos 12 lápis até ao fim ( ou quase), teria direito a um prémio! O quê mamã? perguntaram logo elas...todas excitadas! Respondi que era surpresa, mas que iriam adorar. Bem, com esse compromisso entre nós, as brigas terminaram pois os lápis demoraram imenso a acabar...meses né? Nunca mais se lembraram de perguntar nada e acabou mesmo no esquecimento (probezitas)! Veio a altura em que fomos às compras de material escolar e as caixas de Viarco lá foram para casa. Nessa altura a que não gostava de os levar ao fim...lembrou-se e falou à irmã, para juntas me cobrarem o prémio prometido...Como estávamos em Setembro...levei-as a passar a tarde na CASA DE MATEUS em Vila Real! Bem, adoraram e lá me safei dessa! Curioso, é que elas contam esta história muitas vezes, ambas felizes em a recordar. E mais curioso ainda é o fato de o menino falar aqui nesse assunto, o que me fez feliz também a mim pelas recordações que me trouxe nestes momentos em que escrevi a história... Nostalgia ou Saudosismo??? beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha querida Maria José Leitão

      Li, e reli, aquilo que me escreveu, e de facto fica no ar a dúvida se mais apurada será a nostalgia se o saudosismo, a verdade é que acho que são um pouco (senão muito) das duas :)

      E sim, recordar, é viver!!
      Sem sombra de dúvida...

      Gosto de ler recordações de momentos, mesmo quando se fala de um lápis, que apesar de pequeno, é na verdade muito forte .

      beijo, beijo*

      Eliminar
  2. Caro Francisco Vilhena,

    Vimos agradecer a amabilidade dos seu texto e informar que publicamos um link no Facebook (fb.com/ViarcoPortugal), para o seu blog.

    Esperamos que não se importe e que neste momento complexo tudo lhe corra como deseja.

    Agradecemos uma vez mais a sua colaboração, ficando ao inteiro dispor para qualquer necessidade.

    Melhores cumprimentos
    José Vieira

    ResponderEliminar
  3. Quero desde já agradecer à 'A Vida Portuguesa', pelas palavras, partilha e sugestão do meu artigo: (http://avidaportuguesa.blogspot.com/2012/02/nostalgia-de-um-lapis.html)

    Deixo aqui a minha emocionada e sentida resposta:
    'Mais do que escrever este artigo, o meu maior prazer foi, de facto, o regressar de alguma (muita) nostalgia, aos tempos de criança, aos tempos em que éramos, por vezes, mais felizes, sem saber... Dos deveres da escola, aos simples desenhos naquelas folhas brancas que a minha mãe comprava, (e quando não comprava, nas folhas das revistas, cúmplices das minhas tentativas de artista - risos). Um grande e sentido Obrigado, de alguém que escreve pelo momento do correr da lágrima, saudoso, e pelo prazer de recordar ♥'

    ResponderEliminar
  4. Achei este post simplesmente delicioso!
    Acabei de me cruzar com este blog e já sou seguidora, irei acompanhar atentamente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hoochie Coochie Gal

      Antes de mais, um gigante pedido de desculpa, estive ausente, estes dias, (o que não é muito comum), e daí a uma resposta tão morosa.

      Obrigado mesmo, pela visita, (bem vinda), pelo voto de seguidora e pela mensagem.

      Obrigado!
      beijo, beijo*

      Eliminar

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe