A minha Cidade do Porto

29.1.12


Na verdade, o Porto é tanto meu como de todos que o estimam e com mais ou menos pronúncia, sem dúvida que a cidade vence, pelo calor humano que por aqui se vive.

Há quem diga que a paixão acontece sem explicação, que arrebate o nosso coração e de facto é assim, a minha paixão pelo Porto, não sei explicar... Só sei sentir.

Talvez por isso, tenha tanta dificuldade em me exprimir por palavras, nem os próprios sentimentos conseguem revelar tamanha beleza, e se fosse possível, seriam os cheiros, os sabores da óptima comida, os paladares dos excelentes vinhos, as vozes do nosso povo hospitaleiro e as vitórias do nosso grande clube, os melhores cartões de visita.

O Porto não é apenas o meu berço de nascimento, é a cidade onde cresci, estudei, formei ...

Foi no Porto que vivi o meu primeiro grande amor (e também a minha primeira grande tristeza) faz parte.

Decididamente é a cidade da história da minha vida, cada rua, cada pedra da calçada por onde passei, que me viu nascer, crescer, tornar-me naquilo que hoje sou.

Uma cidade marcada pela vincada fonética bairrista, muitas vezes saborosamente exagerada, e que personalizam o povo do Norte (dizem).

Ainda que eu não tenha qualquer índice da pronúncia regionalista da minha cidade, tenho em mim as influências lutadoras, e fortes, sem dúvida, de qualquer portuense que se preze ...

Corre-nos no sangue ...
E repito, palavras para que?

Tenho duas paixões na minha vida e uma delas é o Porto, por todos os motivos 







 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Desta vez Francisco, fiquei sem palavras! Acho que não há muito a acrescentar ao que está escrito. Eu não sou do Porto, mas sou do Norte. Mas muito cedo comprei uma casa nessa cidade linda, onde passava muitos fins de semana e temporadas mais prolongadas no verão. Com uma das filhas a estudar na Universidade Portucalense, acabei por fazer do Porto a minha segunda "casa". Nesta foto, em Matosinhos e num 10ºandar do Portas do Mar, tinha esta "vista" diária!!!! Por estes motivos, tenho igualmente recordações de muitos "momentos". Uns excelentes, outros menos bons... Mas a cidade do Porto é realmente a melhor do País em acolhimento humano! Hoje, como ambas as minhas filhas aí vivem, quando vou a Portugal, é aonde passo a maior parte dos meus dias. Delicio-me ainda mais com tudo à minha volta, porque sei que são apenas "uns dias". Obrigada pelas maravilhosas fotos aqui publicadas! Para quem está longe...é um mimo delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Maria José Leitão

      (já começo a sentir que somos cúmplices no bom gosto)

      De facto AMO a cidade do Porto, com mais ou menos fonética bairrista ...

      Acredito que uma grande parte dos portugueses não sabe, ainda, aquilo que está a perder, pois por incrível que possa parecer, (ou não), muitas são as pessoas que não conhecem o nosso Porto, sim, tanto meu com seu, dele como dela, (...), afinal, ambos estimamos esta belíssima cidade.

      E para quem está longe, a saudade, sim, como sinal de alguém que se ausentou sem que conseguisse levar consigo tudo aquilo que lhe pertencia ...

      Para trás, ficam as memórias e as recordações, essas sim, exclusivamente suas e nada nem ninguém as pode roubar.

      Um beijo*

      Eliminar
  2. Francisco peço desculpa por não ter podido carregar a foto de que falo em cima...acabei de a publicar no meu mural do facebook e carregou de imediato, por isso não entendo o pk de não ter aparecido aqui. Paciência.. o que importa mesmo é o que nos fica na memória, que como disse e muito bem, jamais alguém "me" ou "nos" ( a todos) poderá roubar..beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito bem escrito ,como sempre.Partilho contigo o meu amor pelo por ti, superado pelo meu amor por ti.

    ResponderEliminar

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe