Gustavo Santos: A Polémica

8.1.15


Sempre segui (não escondo) com alguma atenção, as dicas e observações feitas pelo Gustavo Santos.

Sem falsos moralismos, a verdade é que a maior parte das frases acabavam por fazer sentido e transmitir a força certa, nos momentos certos.

Mas agora fico na dúvida se tudo aquilo que gostei e assumi para mim mesmo como um bom exemplo, não terá sido baseado em pressupostos completamente errados!

Foi a partir de uma das últimas publicações na página aberta do ator, orador e apresentador, sobre o tiroteio de quarta-feira em Paris, que coloquei tudo isto em causa!


"Liberdade de expressão é uma coisa, desrespeito gratuito e egóico pelas mais altas crenças dos outros, sejam elas quais forem, é outra ..."

Como pode ser posto em causa que aquilo que aconteceu seja algo que deva ser respeitado??

Como pode ser posto em causa a vida de inocentes por aquilo que devemos ver como uma "alta crença"??

Poderemos então, a partir de agora, seja qual for a religião, usar, por exemplo, uma arma para dispararmos contra tudo aquilo que, segundo os 'nossos princípios', nos incomoda?

"Desrespeito pelas crenças dos outros ..."

Não!

Desrespeito pelas mortes de inocentes, cuja vida lhes foi roubada, baseada num princípio tão despropositado como esta declaração.

Não vou estar aqui a destilar, cada um que meta a mão à sua consciência mas sempre ouvi dizer que a nossa liberdade termina onde começa a dos outros ...

Dizer que é despropositado "...gozar sistematicamente com as convicções alheias..." isso sim, é despropositado.

Agora vou falar mesmo para ti:

Imagina (Gustavo) que estás a gravar o Querido, Mudei a Casa (um programa que amo) e que um dos telespectadores, confiante que o programa vai contra aquilo que acredita, dispara e mata uns quantos elementos da tua produção?! (Salvo seja!)

Conseguirias, então, respeitar esse mesmo ato como uma crença?

Até porque segundo aquilo que afirmas, estaríamos somente a permitir as suas convicções!

Existe (claramente) uma linha que separa aquilo que é aceitável (como respeitar que as vacas na Índia são sagradas) daquilo que é catastrófico, como a brutalidade daquilo que todo o Mundo (infelizmente) vivenciou!

É evidente que todas as opiniões devem ser respeitadas; Cada um com a sua mas tal como tu, hoje também eu me senti no direito de partilhar a minha.

Nada contra ti ... Apenas uma crítica a uma concepção tua.

FranciscoVilhena

Print Screen do estado do Facebook de autoria do fotógrafo Carlos Ramos

You Might Also Like

0 comentários

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe