Adotar ou Comprar?

4.1.17


Quando decidimos que queremos alargar a nossa família com um animal de estimação, surge a primeira hesitação: devemos adotar ou comprar?

Parece uma dúvida pouco pertinente, mas a verdade é que este é um tema que gera uma divisão de opiniões bastante polémica.

Existe um extenso número de pessoas que é contra a aquisição de animais e por vários motivos.

Hoje vou falar de todos eles e expressar igualmente a minha opinião.

Eu tenho vários animais (não é segredo, para quem me conhece) entre eles 3 cães - uma Whippet com LOP e dois Whippets adotados,  e dois gatos, um retirado da rua e outro que comprei numa loja de animais. 

Desenganem-se que um animal adotado não é tão meigo ou tão educado, ou que um animal comprado (sendo de raça) vai ter um comportamento exemplar.

A educação do dono (que é visto, pelo animal, como líder) vai definir o seu comportamento, ponto final.

As pessoas são contra a aquisição porque se insurgem contra à suposta exploração dos criadores, que chegam a nem cumprir os prazos de descaso e neste ponto, dou-lhes razão.

Mas não podemos tomar somente os maus exemplos como referência e sim falar das coisas como elas são, ou deveriam ser.

Uma pessoa que faça uma criação cuidada, tem inúmeros gastos com ração, despesas veterinárias, entre muitas outras, que de alguma forma tenta 'reaver'.

Sabiam que a taxa de abandono de animais que são adotados é de cerca de 95%, sendo os restantes 5%, animais comprados?!

As pessoas que dispõem de possibilidades financeiras para comprar um animal, quando (infelizmente) se fartam, tendem a querer recuperar o que gastaram então basta pesquisarem em qualquer plataforma de anúncios de usados, por exemplo OLX, e vão encontrar dezenas de publicações que são fiéis à minha afirmação. 

Se concordo? 

Claro que não, até porque um animal é um compromisso para a vida de ambos, no entanto, mil vezes que o vendam a deixarem-no num beco frio ou num canil... 

Por sua vez, os animais que são dados, em caso de 'deixarem de ter interesse para os donos', são dispensados com a mesma facilidade com que os conseguiram. 

No final, é preciso dosear a nossa forma de ver as coisas, podendo e devendo estar contra quem cria de forma desmedida mas não colocando todos os criadores no mesmo patamar de irresponsabilidade.

Podendo adotar adotem, principalmente porque esses são os que têm uma menor taxa de procura, num amor incondicional e agradecido em proporções estrondosas,  porém, antes de adotar, tenham a certeza que não o vão abandonar.

Visitem um canil ou uma instituição e o mais certo é não conseguirem sair de lá sozinhos, tal é o afeto que se sente entre as grades... 



Se o sonho, no entanto, for um animal de raça e podem realizá lo, força. 

Todos os animais merecem um lar feliz!
 

O importante (e sem rodeios) é o Amor que temos e devemos dar, sejam eles de uma loja de animais ou de um associação (a quem reforço o meu emocionado obrigado pela sua dedicação e luta).

FranciscoVilhena


Fotografias 1 de Purina
Fotografias 2, 3, 4 e 5 do motor de pesquisa Google 

You Might Also Like

0 comentários

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe