Pelo prazer de pagar tão pouco ... Assim foi, no Pingo Doce

2.5.12


Quando recebi, uma semana antes, a informação privilegiada de que o Pingo Doce teria uma campanha imbatível, assumo, fiquei na dúvida da veracidade da mesma. Não que desconfiasse de quem me tinha dito, mas porque me parecia descabido, o dito desconto de 50%.

A verdade é que a própria cadeia Pingo Doce, já tinha anunciado uma campanha, de 'desconto especial' para o feriado, ainda que sem revelar, antecipadamente, pormenores da mesma.

Atenuei a informação, quase sem dar a merecida relevância ... Até ao dia de ontem.

Acordei tarde, e pouco tempo depois, em diálogo com um grande amigo meu, percebi que o caos se tinha instalado e sim, era verdade, por todo o País, já não se falava de outra coisa: milhares de clientes, no feriado do Dia do Trabalhador, com um desconto de 50%, corriam ao Pingo Doce, a troco de poupanças superiores a 50 euros por cliente.

Como não podia deixar de ser, esta ação do grupo retalhista, provocou reacções diversas.

A minha, apesar do conhecimento prévio, foi de espanto.

Será possível? Será mesmo verdade?

Quem me conhece, sabe que não gosto de me ficar pelas opiniões, muitas vezes, até pouco fundamentadas, e opto por alimentar a minha própria visão, uma espécie de 'ver para crer'.
A caminho de um lanche de amigos, e por logística do percurso, passei num Pingo Doce, na Praça Velasquez, e assisti, perplexo, a uma extensa aglomeração de pessoas, à espera para entrar, (e nem falo nas que estariam a aguardar  para pagar, pois a confusão era tanta, que ofuscava qualquer possibilidade de visão).

Literalmente, uma loucura total.

Numa visão mais pessoal, considerei caricato, assistir às pessoas, que se prestavam a certos e tristes comportamentos, como cenas de violência, ou disputa entre pacotes de massa, o que acabou por envolver a Polícia ...


Eu quase entendo, a campanha, principalmente pelo período de austeridade que se faz sentir, mas a forma como foi feita, num primeiro impacto, descredibiliza-me o Pingo Doce, garantidamente.

Dou a mão à palmatória, agora baseado na minha formação, (Marketing).

O Pingo Doce conseguiu fazer o mesmo que a Coca-Cola faz, na apresentação de uma nova extensão da bebida, ou num novo e badalado anúncio.

Colocar milhares de pessoas em filas para aceder, em primeira mão, a benefícios e a propostas de valor da Marca, é algo que só se consegue com grandes campanhas, (regras geral, também controversas - risos).






Eu não me imagino, (e quem me conhece, sabe bem que não), 3 ou 4 horas, à espera para entrar num supermercado, para colmatar a minha lista de compras, mas ao mesmo tempo, talvez fosse capaz de estar esse mesmo período, à espera de um gadget mais sofisticado...

Os factos são óbvios.

A adesão foi, seguramente, massiva, e até nas zonas mais calmas, onde nunca se passa nada, (ou quase nada), a afluência das pessoas foi indescritível.

O Pingo Doce não obrigou ninguém, a aderir à campanha, ou a sujeitar-se a filas, e às largas horas de espera, para conseguirem fazer as suas compras. 

Com mais ou menos aceitação da opinião pública, a verdade é que esta campanha conseguiu, realmente, criar impacto, e foi bem percebida pelo consumidor. 

Pingo Doce ... Acredito que, soube bem, pagar tão pouco.

__________________________________________________

Todas as fotografias contidas neste artigo, foram retiradas do motor  de pesquisa Google.
No caso de direitos de autor, peço que entrem em contacto comigo, (de forma a referencia-las, ou a retirá-las), através do email tasteofspotting@gmail.com 
Obrigado

You Might Also Like

0 comentários

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe