Tasting com Filipe Guedes

20.5.12

Nasceu há pouco tempo, (risos), mas a verdade é que Filipe Guedes, ou Filipe Moura, (nome que utiliza profissionalmente), demonstra, claramente, entre outras, uma feliz, e excelente capacidade: a da fotografia.

Conhecemos-nos há bem menos tempo, que a sua tenra idade, e considerando a minha, (que é segredo - risos), bem posso dizer isto, mas percebi, claramente, que a sua aparente timidez, atrás de uma objetiva, se dissipa, num ápice, e o resultado.. Salta à vista!

A viver em Gaia, entre os estudos e os tempos livres, este hobbie tornou-se na sinergia perfeita, entre uma paixão, e um resultado profissional, claramente, fantástico.

Cúmplice da minha curiosidade, em conversas discretas, consegui desmistificar, parte deste perfeito fio condutor....

Por incrível que pareça, a fotografia, neste jovem talento, nem sempre fez parte do entusiasmo ...

O interesse pela fotografia surgiu há relativamente pouco tempo.
Tudo começou quando peguei pela primeira vez na antiga Zenit 11 do meu pai. Achei engraçado o modo de manuseamento da máquina então, esperei até quando fiz 18 anos e pedi aos meus pais uma máquina fotográfica e como era para começar, escolhi uma pequena compacta de 16.2mp que na verdade é a que tenho até hoje. Depois comecei por fazer passeios de bicicleta cá pela zona e levava comigo a máquina para tirar algumas fotografias, foi no momento que comecei a tirar que ganhei o gosto de o fazer. Primeiro comecei por fotografar animais, flores e paisagens sendo estas ou naturais ou urbanas. Só mais tarde vim a fotografar pessoas, mas até hoje só amigos e familiares.

A tendência é mesmo essa, a de pegar na máquina, e registar, os momentos que o rodeiam, daí a que me pergunte, se o facto de estar atrás de uma objectiva, lhe permite alguma segurança, face ao que fotografa....

Sim, penso que sim! Até porque é estando atrás da máquina que consigo fazer o que quiser, escolher o ângulo que quiser, etc.


E estar do outro lado, (seres fotografado), é algo que acontece?
Não muito, (risos)! Não gosto de ser fotografado.

Ainda assim, insisti, e tentei saber, para quem ama fotografar, quando o contrário acontece, de que forma pode ser mais confortável...

Como é raro acontecer, não sei mesmo. Mas talvez se for fotografado por gente conhecida, amigos ou colegas mais próximos me sinta mais confortável.

As suas fotografias, transmitem, na maioria das vezes,  aquilo que lhe vai na cabeça.

As ideias surgem, e depois tenta metê-las em prática, sem que tenha que ter um objectivo concreto.

Posso ver um vídeo, de uma música, e inspirar-me para algo.

Sentes que captas a essência daquilo que fotografas?
Nem sempre. Como ainda foi bastante amador, sem cursos, sem experiências profissionais, sinto que muitas vezes falha, mas claro, que há vezes que consigo uma fotografia, tal e qual ao que tinha pensado para a respectiva foto.

Uma imagem, vale mesmo mais que mil palavras?
Sim! Não falando por mim, mas vejo fotografias excelentes, por exemplo, no site de fotografia online, olhares.sapo.pt, podemos encontrar fotografias que não precisam de legendas, para as pessoas perceberem a mensagem que transmite.

Congelas os momentos ao sabor de um clik. Sentes que isso, realmente, acontece?
Por vezes sim, outras vezes esses congelamentos fogem ... (risos)
Quando são imagens em andamento, nem sempre consigo "congelar" o momento...


Filipe Guedes não tem preferências, naquilo que mais gosta de fotografar, a sua paixão incide sobre tudo o que seja natural, como ruas antigas, por exemplo ....


... Animais, Pessoas, ... Momentos.

Tudo o que é natural é mais bonito! Não é necessário andar preocupado em correção de pequenos defeitos, são coisas bonitas por si mesmo.













Obrigado Filipe Moura, Até ao próximo Click 

You Might Also Like

0 comentários

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe