Qual foi a última vez, que fizeram alguma coisa, pela primeira vez?

7.5.12


Com o intuito de escrever um artigo, numa postura bem mais distinta da escrita habitual, deixei que a minha inspiração partisse de alguns dos seguidores, da rede social ...

Queria uma sinergia de interacção com os leitores, e além disso, o mote encontrado, não era dos mais simples.

'Qual foi a última vez, que fizeram alguma coisa, pela primeira vez?'

A verdade é que, para a maioria das pessoas, e se pararmos para pensar um pouco, existe alguma dificuldade, em responder, pelo menos, de forma imediata ...

Não sei, quanto a vocês, mas isto é o que acontece comigo, (assumo).

Por todos estes motivos, lancei então, no dia 28 de Abril de 2012, o desafio.

As respostas foram chegando, umas mais fortes que outras, mas o mais importante, foi a genuinidade dos momentos, e que partilho, finalmente, com vocês.

Para a Ana Maria de Figueiredo, foi no dia 27 de Abril de 2012.
Uma casinha com rede mosquiteira, para meu Pestinha Piu piu...




Para a Rute Ângelo, (fotógrafa na Rute Ângelo fotografia), a resposta não careceu de muita introspeção...
Hoje mesmo. Fotografar uma gravida. Já fotografei muitas coisas, muitas paisagens, muitas pessoas.. Mas gravidas, hoje foi a primeira vez. Engraçado ter colocado essa questão.


Já o Tiago Ferreira, foi mais abrangente, e apesar de não ter respondido ao que eu perguntava, contornou, de forma bem cuidada, a questão.
Olha eu não sei qual foi a última vez que fiz alguma coisa pela primeira vez, mas posso-te dizer que farei sempre muitas coisas pela primeira vez, que jamais irão ser iguais quando um dia forem a última, pois no dia que for a última vez, é sinal que morri 

Também o Ricardo Coelho, teve uma resposta imediata...
Hoje mesmo. Mal acordei ao ler uma mensagem de uns amigos, que me deixou com muita inveja e uma enorme satisfação. ao mesmo tempo. por saber que eles estão ótimos!
Foi a primeira vez que me mandaram uma mensagem daquele tipo!

André Matias, também ele fotógrafo, na André Matias Photographer, relatou um daqueles momentos que nos tiram a respiração, e que nem sempre percebemos, ou conseguimos explicar o porquê...
Quando vês alguém desconhecido, trocam imensos olhares, e vai cada um para seu lado, sem que um deles ceda á vergonha, e ao orgulho, evá ter com a outra pessoa... há três semanas

Já o Tiago Loureiro, estudante de Design de Moda na UBI , e blogger, confrontou-me com uma constatação muito real, ainda que vaga, mas seguramente sentida.
Quem trabalha na área de design ou de artes está sempre a fazer coisas novas... Acho que todos os dias faço alguma coisa pela primeira vez.

No caso do Tiago, senti que o devia desafiar novamente, e sugeri-lhe um testemunho, mais concreto.

Entendi, claramente, que na área de design, o 'primeira vez' acontecesse de forma muito frequente, então pedi um relato mais emocional, uma experiência, um momento ... algo com um significado forte.
Eu acho que o ato de criação é sempre emotivo e dá-nos a sensação de objetivo alcançado... se bem que logo no dia a seguir já não gostamos de nada. Isto, por exemplo:



 No caso da Marta Almeida, a emotividade foi o centro da resposta e eu, como emocionado que sou, dei por mim a sentir aquela inveja, saudável, de um momento que também gostava de partilhar...
Na semana passada ... primeira vez que partilhei o meu copinho da escova de dentes nesta casa.



O Tiago Perdigão, deixou-me dois testemunhos, reais, como todos os anteriores, mas repletos de uma uma emotividade saudosa
Realmente admito a complexividade da questão... não é facil falar ou dizer algo sobre o mesmo. Recordo-me que no final do ano 2011, disse "amo-te" pela primeira vez a uma pessoa muito especial... e esta também foi a ultima vez que o fiz, pois não voltei a ve-la. Foi a coisa mais sentida que alguma vez disse, até porque esperei pelo momento certo pra o fazer, e porque nunca o tinha feito, nem voltei, ainda, a faze-lo. Nunca me arrependerei.. nunca esquecerei

Mas são coisas que podemos partilhar de várias formas.. há 18anos atrás, quando tinha apenas 6anos, se soubesse o significado, teria o feito também com a minha avó, que foi a pessoa que mais amei, e amo.. até ao resto da minha vida. Mas apenas um forte aperto de mão, ficou no leito da sua morte, sem qualquer palavra.. e bastou pra me marcar até hoje!

A minha Amiga, Cristina Resende dos Santos, teve uma resposta engraçada, mas que não deixa de ser um first moment
Ontem..! Passear com o cão da Claudia...!

O Gustavo Pereira, teve uma resposta forte, mas que acontece, infelizmente, em muitas primeiras, segundas, e terceiras vezes, ....
A ultima coisa que fiz, pela primeira vez, foi ir contra o que eu sempre critiquei, por parte dos outros. Ceder a violência psicológica, por amor, e não saber como sair disso.

A Ana Ritz, e numa perspectiva mais consciente, debruçou-se sobre a responsabilidade de um compromisso, com a escola de condução ...
Mentalizar-me que tenho de acabar a carta de condução, após o pagamento de duas sem frequentar a escola...

E não foi a única, a abordar este tema (risos).


O Filipe Guedes, e curiosamente, também ele fotógrafo, (em Filipe Moura Fotografia), referenciou a escola de condução na sua última vez, de uma primeira experiência...
Quando iniciei a condução. Foi algo novo, e que nunca tinha feito. 

Não sei quanto a vocês, mas estou curioso, e convido-vos a deixarem o vosso testemunho, e a partilharem connosco, a vossa última vez, que fizeram alguma coisa, pela primeira vez 
______________________________________________

Um obrigado especial a todos os que deixaram os seus testemunhos e fotografias.
A ideia do artigo aconteceu, vocês fizeram valer a pena.

You Might Also Like

0 comentários

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe